COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

28 de jun. de 2011

Arcebispo recebe o Pallium em Roma


Eis o texto que o próprio Arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto, enviou-nos:

O PÁLIO DO ARCEBISPO


Encontro-me em Roma, Itália, preparando-me para a Entrega do Pálio (Pallium, em Latim) por parte do Papa Bento XVI, na Celebração Eucarística presidida por ele, que terá lugar na Basílica de São Pedro, no dia 29 de junho próximo, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo. Estarão comigo nesta ocasião significativa representantes da família, da Arquidiocese de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas e da sociedade civil, presença pela qual agradeço de coração.

O que é o pálio que receberei? Ele é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta: quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices. E confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Para fazer os pálios, elas utilizam a lã dos dois cordeiros que são ofertados ao Papa anualmente, no dia 21 de janeiro, pois neste dia, celebra-se a Solenidade de Santa Inês, jovem mártir cristã dos primeiros séculos. Uma vez confeccionados, os pálios são abençoados pelo Papa, guardados numa arca junto ao túmulo do Apóstolo São Pedro, o primeiro pontífice, e entregues pelo próprio Papa, no dia 29 de junho de cada ano, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, aos Arcebispos nomeados após a celebração do ano anterior. O uso do pálio, que nos primeiros séculos do cristianismo era exclusivo dos papas, passou a ser usado pelos Metropolitas a partir do século VI, tradição que vigora até os nossos dias.

23 de jun. de 2011

Novena e Festa de São Francisco de Paula

A novena preparatória à Festa de São Francisco de Paula, padroeiro da Catedral e da cidade de Pelotas, inicia dia 24 de junho, sexta feira, e vai até o dia 2 de julho.
A grande festa acontece dia 3 de julho, domingo.
Programação: 
às 9h - Procissão Motorizada, saindo do Cais do Porto;
às 10h30 - Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann;
às 12h - Almoço festivo no Instituto São Benedito e
às 18h - Concerto Musical SESI Catedrais.

O gesto concreto é a doação de gêneros alimentícios e cobertores, que podem ser levados nas celebrações, durante a novena ou no dia da festa.  As doações serão distribuídas aos irmãos mais pobres que a paróquia acompanha e procura ajudar. 
Sua participação será valiosa, sinal de fé e de partilha solidária.

14 de jun. de 2011

Festa de Corpus Christi

Aproxima-se a festa de Corpus Christi a realizar-se dia 23 de junho próximo, na Catedral São Francisco de Paula, Pelotas.
Programação:
14h - Concentração e celebração de abertura na Praça Coronel Pedro Osório, centro da cidade;
14,30h - Procissão pela rua Anchieta.  Esta será ornamentada pelos belos tapetes temáticos confeccionados pelos grupos de jovens, até a catedral.
15h - Celebração Eucarística e Bênção do Santíssimo Sacramento.
         Como gesto concreto estamos solicitando a doação de cobertores os quais serão doados às pessoas mais carentes.
 
Os membros do grupo de jovens da Paróquia da Luz já estão orgnizados e participando da montagem do tema Palavra de Deus: Vida de Comunhão, destinado para a sua quadra na rua Anchieta. 
Você que é jovem participe!   Informações pelo telefone: 53-91429660.

12 de jun. de 2011

Visita ao Santuário de Guadalupe

 Nossa Senhora de Guadlupe, rogai por nós !
A Paróquia Nossa Senhora da luz está organizando sua excursão para o Santuário de Guadalupe, na Cascata, com representantes de todas as comunidades dia 26 de junho próximo.  O objetivo é a participação na celebração eucarística na Igreja do Santuário, às 15h, pois cada domingo é uma paróquia ou grupo pastoral convidado a participar e coordenar a liturgia do dia. 
Participe!  Sairá ônibus da Luz direto para o local. Inscrições na secretaria paroquial, à tarde.  Mais informações pelo telefone: 53-32254786.

Festa de Santo Antônio

Após a 79ª Trezena de Santo Antônio, transcorrida de março a junho, a procissão e chá, realizado domingo, dia 12 de junho, a Paróquia Nossa S. da Luz convida para a missa festiva, dia 13 de junho, às 18h30, na Igreja Nossa Senhora da Luz, rua Anchieta 3560. Ao final da santa missa haverá pequena procissão interna, bênção especial às pessoas, aos pães e velas.