COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

25 de out. de 2011

VIVER NA SANTIDADE

SOMOS todos chamados a viver na santidade

Estamos nos últimos domingos do ano litúrgico celebrando assim a vocação escatológica de toda a humanidade, chamada à vida plena e à felicidade completa junto de Deus, onde não haverá mais morte, luto, choro, dor, tristeza, mas só alegria e paz. Até este dia somos chamados a viver nossa missão batismal de filhos de Deus no caminho da santidade nesta terra, produzindo bons frutos de amor a Deus e ao próximo, de solidariedade, justiça, bondade, respeito e caridade.

Finados - No dia de Finados não festejamos a morte. Celebramos sim, nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro na morada que Jesus nos preparou junto de Deus Pai. Na morte a vida não é tirada, mas transformada. Nossa vida é eterna. Cremos na comunhão dos santos. Comunhão é aquela íntima união entre todos os membros da Igreja. Os finados, os falecidos, sempre estiveram presentes nas celebrações da Igreja e no Momento dos mortos desde os primórdios do Cristianismo. Os mártires, a perseguição, os "encontros" e orações em catacumbas, cemitérios e áreas isoladas marcaram o início da vida eclesial de muitos cristãos. Nos funerais, devido às constantes perseguições aos cristãos, etc, não havia uma celebração, mas era realizada depois. Daí vem a prática das missas de sétimo e trinta dias. A Igreja dedicou então um dia exclusivo à lembrança dos finados. Crendo no que Jesus disse: «Eu sou a Ressurreição e a Vida»(Jo 11,25), a Igreja convida-nos a comemorar os fiéis defuntos, a recordar nossos entes queridos, que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz, o repouso dos justos na plenitude da vida eterna.

A Oração - A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos defuntos, a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e os sufrágios, como testemunho de esperança confiante, apesar do sofrimento pela separação dos entes queridos. A morte não é a última palavra acerca do destino humano, porque ao homem foi reservada uma vida sem limites, que tem o seu cumprimento em Deus. Com esta fé no destino supremo do homem, dirigimo-nos a Maria, que viveu aos pés da Cruz o drama da morte de Cristo e participou, depois, na alegria da sua ressurreição. Que Ela ampare a nossa peregrinação quotidiana sobre a terra e nos ajude a cumprir nossa missão cristã e jamais perder de vista a meta definitiva da vida, que é o Paraíso. Não podemos nos esquecer de que um dia estaremos também partindo desta vida. Como diz o Evangelho, esse dia chegará. Felizes aqueles que estiverem em oração, fazendo o bem e vigilantes no Senhor da Vida. (Lc.12,37)


As Velas - A vela é símbolo da fé usado em nossas celebrações, nosso batismo, na primeira comunhão, no leito da agonia. No cemitério, a vela continua sendo um modo de mostrarmos nossa fé e esperança em Cristo Ressuscitado, Luz para os nossos passos. Que a chama da fé se mantenha acesa em nosso coração até o último instante de nossa vida terrena, confiantes no Senhor da Vida, que nos conduz à luz eterna!

"Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas,  mas terá a luz da vida!" (Jo 8,12)

As flores -  com sua beleza e cor, são também um símbolo da vida, do amor, da gratidão, da alegria em Deus. Da vida eterna que todos esperamos. A flor é a vitória da vida nova.
Somos convidados a renovar nossa fé no Cristo Ressuscitado, Luz do mundo, Senhor dos vivos e dos mortos.

MISSAS DE FINADOS EM PELOTAS:

No Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula – Fragata:
Av. Duque de Caxias, 454.
missas às 9h ; 10h30 e 15h.

No Cemitério Público Municipal São Lucas –
Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes, 3565
(Passando o Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça"- CAVG) .
Missas às  10h e 15h .

Na Igreja Nossa Senhora da Luz :
Missa às 18h30.


As demais paróquias da cidade seguem o horário normal.




19 de out. de 2011

Dia Mundial das Missões

A Campanha Missionária - Neste mês de outubro a Igreja, de modo especial, nos recorda a sua vocação missionária. O objetivo é promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã, as vocações missionárias, bem como promover uma Coleta Mundial para as Missões, para o sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda uma minoria e as necessidades materiais são mais urgentes, devido à pobreza.

A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados. Como diz São Paulo: "Anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar" (1Cor 9,16).
O gesto concreto da coleta para as missões, através do envelope distribuído nas comunidades, será realizado em todas as paróquias nos dias 22 e 23 de outubro próximo e mesmo no domingo seguinte.
Leia também a Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2011:
O Dia Mundial das Missões "é um chamado a revigorar em cada pessoa o desejo e a alegria de ir ao encontro da humanidade levando a todos, Cristo".   Acesse:  http://www.fides.org/aree/news/newsdet.php?idnews=29422&lan=por

3 de out. de 2011

Dia da Romaria na Igreja da Luz

No dia da Romaria de Guadalupe, domingo,  23 de outubro, a paróquia da Luz terá missa somente à noite, às 19h, na Igreja Matriz.  Durante o dia todos estão convidados a participar da programação da Romaria na Cascata.
O quadro imagem de Nossa Senhora de Guadalupe será conduzido da Catedral Metropolitana de S. Francisco de Paula, centro, até a Cascata em procissão motorizada, às 8h de domingo, passando pelas  ruas  Féliz da Cunha, Padre Anchieta, Dom Joaquim, Fernado Osório e BR rumo à Cascata. Todas as famílias que possuem residências ao longo deste trajeto, estão convidadas a enfeitar/ornamentar a frente da casa saudando a passagem de Nossa Senhora!  Que Ela derrame muitas graças sobre as famílias e seu trabalho! 

ROMARIA DE N. Sª. DE GUADALUPE - Programação

A 26ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, dia 23 de outubro próximo, na Cascata, BR 392, Pelotas, terá a seguinte programação geral:

No sábado (22/10) anterior à Romaria, à noite, acontece a Romaria a pé, coordenada pelo Setor Arquidiocesano da Juventude.
22h,00 - Vigília dos Jovens e demais Romeiros, na Matriz da Paróquia Santa Teresinha.
23h,00 - Início da Vigília e Celebração de Envio dos romeiros.
24h,00 - Bênção de envio e início da caminhada, rumo ao Santuário de Guadalupe, na Cascata, BR 392, entre Pelotas e Canguçu/RS.

PROGRAMA DO DIA 23/10/2011 – Domingo:

7h,00 – Celebração de acolhida aos jovens e demais romeiros que chegam da caminhada ao Santuário, na Cascata.
7h,00 - Missa de abertura do dia na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas/RS.
8h,00 - Saída do Quadro-Imagem de N. Sra. de Guadalupe da Catedral São Francisco de Paula, rumo ao Santuário da Cascata.
8h,00 - Acolhida dos Romeiros/caravanas que chegam no Largo da Cascata.
9h,00 – Chegada da procissão motorizada de Pelotas e início da Caminhada, subindo a colina até o Santuário.
Até a missa das 10h,00 – haverá confissões para os romeiros, no pavilhão dos romeiros, prédio lateral do Santuário, na Cascata.
10h,00 - Missa festiva no Santuário – levar flores.
12h,00 – Almoço de confraternização no parque do Santuário.

À tarde seguem as confissões (até às 14h,30) no pavilhão dos romeiros.
13h,30 – Recitação do Rosário Missionário e Coroação de Nossa Senhora, com a participação das crianças/catequizandos, dentro da Igreja do Santuário.
14h,30 - Bênção especial às pessoas e objetos religiosos.
15h,30 – Adoração, Bênção do Santíssimo Sacramento e envio dos romeiros.
16h,30 – Missa com as equipes de serviço na Igreja, dentro do Santuário, e encerramento da Romaria.

Os fiéis que não puderem ir à Romaria, na Cascata, poderão participar também de casa rezando e acompanhando a transmissão pela Rádio Universidade de Pelotas - RU.

2 de out. de 2011

Estacionamento para a Romaria de N. Senhora de Guadalupe

Passando o Santuário de Guadalupe, pela BR 392, em direção a Canguçu, entrando no pórtico do Parque Nova Cascata, à direita, e  seguindo a indicação das placas de sinalização chega-se ao parque de estacionamento para os romeiros  ao lado do Santuário.