COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

30 de jul. de 2011

Agosto - Mês Vocacional

Eis que o Senhor nos chama, ensina, alimenta e envia. 

O mês de agosto é também chamado Mês Vocacional. Vocação é o chamado que Deus faz a cada pessoa para realizar a sua missão batismal em sua realidade local, segundo um estado de vida. E ninguém cumpre sua missão sem a força do Senhor, sem orar, sem perseverar, sem confiar Nele, que é o sustento, a fortaleza de nossa vida. Em Jesus Cristo, Deus Pai, que é bom e justo, vem ao nosso encontro, nos chama a viver como filhos amados. Ele nos convida e ensina a orar, nos alimenta e convida a partilhar, servir, ser solidário com os irmãos mais sofridos.
Os cristãos, individualmente e em comunidade, oram em nome e a exemplo de Jesus Cristo, pois Ele orou e ensinou seus discípulos a orar confiantes o Pai Nosso. Ele é o modelo de oração ao Pai. E essa oração do Senhor permanece a oração fundamental, a oração da Igreja reunida, que recebemos no dia de nosso batismo e que tem como centro o Mistério Pascal do Senhor.
Reunidos em comunidade, pela fé, oramos e celebramos com alegria a presença e ação de Jesus, que na eucaristia se faz Pão vivo e partilhado para nossa fortaleza. É Ele mesmo quem nos alimenta e conduz na missão de cada dia, no servir em meio à realidade do povo que tem fome de pão, mas também de justiça e paz.   Participe de sua comunidade!  Exerça sua vocação com alegria e perseverança cada dia!
A vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade orante, diz o documento de Puebla. Por isso rezemos pelas vocações e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir o mandato de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”(Mt 9,38).
Durante este mês de agosto somos convidados a rezar, a escutar, com especial atenção, a Palavra do Senhor e a refletir sobre as diversas vocações: ao ministério ordenado/sacerdote (primeiro domingo), à vida matrimonial/a família(segundo domingo), à vida consagrada/religioso(a)(terceiro domingo) e à vida do cristão leigo inserido e atuante no mundo(quarto domingo). Nossas comunidades eclesiais sempre procuram marcar este mês nas celebrações litúrgicas, lembrando aos fiéis a importância do trabalho vocacional em nossa Igreja particular. O mês de agosto é um tempo especial de “despertar” na vida de nossos jovens, famílias, catequistas, religiosos, presbíteros, enfim de todos os animadores da fé. No mês de agosto vivemos um tempo de graça que a própria Igreja instituiu. Tempo especial de oração e reflexão, de chamado para criarmos cada vez mais na diocese, nas paróquias, nas famílias a consciência de que o trabalho vocacional, o servir é necessário, é permanente e é missão de toda a Igreja: “A messe é grande e os operários são poucos”, disse o Senhor (Mt 9,37).
ESCUTE OS PROGRAMAS VOCACIONAIS – O programa Chamados a Servir, aos domingos, das 8,00h às 8,30h, pela Rádio Pelotense, AM.620. O programa Encontro com a Igreja, aos sábados, das 11,30h às 12,10h, pela Rádio Universidade(R.U.),AM.1160. O programa Livres para Amar, aos sábados, das 13,00h às 13,45h, também pela R.U.

Nenhum comentário:

Postar um comentário