COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

13 de set. de 2011

Peregrinação de Guadalupe às paróquias

Dentro da mobilização de preparação para a 26ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, dia 23 de outubro próximo, na Cascata, em Pelotas, as paróquias da cidade estão recebendo a visita do quadro imagem de Guadalupe como motivação para a participação na romaria.
Na igreja matriz da Luz a visita está prevista para o dia 01 e 02 de outubro, às 19h.   O lema: “COM MARIA APRENDER A REZAR A PALAVRA DE VIDA".
Você está convidado a participar e celebrar conosco, à luz da Palavra, na certeza da intercessão materna de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Luz do mundo.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós! 
Leia também o texto base que ilumina nossa caminhada rumo à romaria.

TEXTO-BASE PARA AS ROMARIAS DO INTERDIOCESANO SUL - 2011
Província Eclesiástica de Pelotas =
Arquidiocese de Pelotas (dia 23/10), Diocese de Bagé (25/09) e Diocese de Rio Grande (09/10).

I - Queremos entender o nosso Lema: “COM MARIA APRENDER A REZAR A PALAVRA DE VIDA”
O lema escolhido para as nossas Romarias das três Dioceses para este ano de 2011 é: “COM MARIA APRENDER A REZAR A PALAVRA DE VIDA”. Ele foi inspirado: a) No momento eclesial que estamos vivendo, especialmente a partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”, de colocarmos novamente a Palavra de Deus como alma de toda a nossa vida e nossa ação evangelizadora (uma verdadeira “animação bíblica da pastoral”); b) na Campanha da Fraternidade de 2011 com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e com o lema “A criação geme em dores de parto”.

Vamos explicitar este nosso lema das Romarias:

a) “COM MARIA APRENDER...”
Queremos deixar claro que precisamos entrar na escola de Maria. Ela é nossa mãe e por isso nossa MESTRA. Jesus ficou 30 anos na escola de Maria (juntamente com José).
Quem deixa Maria ser mestra aprende as coisas de Deus, pois ela é a “Maria, cheia de graça, o Senhor está com ela, é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre, Jesus”.

b) “... A REZAR A PALAVRA DE VIDA”
Queremos também deixar claro que na escola de Maria precisamos aprender a rezar e rezar a Palavra de Deus. Ela foi uma mulher orante: uma vida de oração pessoal e oração comunitária. Os evangelhos atestam isso largamente.
Maria procurava, especialmente, rezar a Palavra de Deus: “faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Por isso ela acolheu, concebeu e gerou o “Verbo de Deus” para a história. Mais, ela foi a primeira e mais perfeita discípula missionária da Palavra de Deus, o Filho de Deus, Jesus Cristo.
Por Maria veio o Logos divino – o Caminho certo, a Verdade segura e a Vida plena: quem o segue não andará nas trevas, mas sim andará na luz; quem o segue terá “a vida e vida em abundância”.
Também é o Logos divino que nos desafia a sermos responsáveis pela vida na criação, pois “a criação geme em dores de parto”. Precisamos urgentemente mais “fraternidade em vista da vida no planeta”.

II - Deixemo-nos iluminar com a palavra dos Bispos e do Papa Bento XVI
É importante trazer presente aqui a palavra dos Bispos da América Latina e Caribe no seu Documento de Aparecida e do Papa Bento XVI na sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini” para iluminarmos o conteúdo de nossas Romarias de 2011 contido no lema: “Com Maria aprender a rezar a Palavra de Vida”.

Os Bispos falam no Documento de Aparecida, números 270 e 271:
“Hoje, quando em nosso continente latino-americano e caribenho se quer enfatizar o discipulado e a missão, é Maria que brilha diante de nossos olhos como imagem acabada e fidelíssima do seguimento de Cristo. Esta é a hora da seguidora mais radical de Cristo, de seu magistério discipular e missionário ao qual nos envia o Papa Bento XVI: ‘Maria Santíssima, a Virgem pura e sem mancha, é para nós escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra. O Papa veio a Aparecida com viva alegria para nos dizer em primeiro lugar: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto’ (Discurso no final do Santo Rosário no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, 12 de maio de 2007).

Ela, que ‘conservava todas estas recordações e as meditava no coração’ (Lc 2,19; cf. 2,51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário. O Magnificat ‘está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da Palavra de Deus. Assim, revela-se que nela a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada’ (Deus caritas est 41). Essa familiaridade com o mistério de Jesus é facilitada pela reza do Rosário, onde: ‘o povo cristão aprende de Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor. Mediante o Rosário, o cristão obtém abundantes graças, como recebendo-as das próprias mãos da mãe do Redentor’ (Rosarium Virginis Mariae 1)”.

O Papa Bento XVI fala na Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”, número 124:
“Há uma relação íntima entre a Palavra de Deus e a alegria. Ela aparece em evidência precisamente na Mãe de Deus. Recordemos as palavras de Santa Isabel: «Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor» (L c 1, 45). Maria é feliz porque tem fé, porque acreditou, e, nesta fé, acolheu no seu ventre o Verbo de Deus para O dar ao mundo. A alegria recebida da Palavra pode agora estender-se a todos aqueles que na fé se deixam transformar pela Palavra de Deus. O Evangelho de Lucas apresenta-nos este mistério de escuta e de alegria, em dois textos. Jesus afirma: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática» (8, 21). E, em resposta à exclamação de uma mulher que, do meio da multidão, pretende exaltar o ventre que O trouxe e o seio que O amamentou, Jesus revela o segredo da verdadeira alegria: «Diz antes: Felizes os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática» (11, 28). Jesus manifesta a verdadeira grandeza de Maria, abrindo assim também a cada um de nós a possibilidade daquela bem-aventurança que nasce da Palavra acolhida e posta em prática. Por isso, recordo a todos os cristãos que o nosso relacionamento pessoal e comunitário com Deus depende do incremento da nossa familiaridade com a Palavra divina.

Por isso, cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1, 17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida. Desta forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1, 25; Is 40, 8)”.

III - Queremos fazer a Leitura Orante do texto inspirador do nosso lema: Lc 1,39-55:
A escolha do texto de Lc 1,39-55 inspira maravilhosamente nosso lema, dando-lhe conteúdo e provocando iluminação para vivermos mais uma vez intensamente as nossas Romarias. Queremos fazer a Leitura Orante da Palavra de Deus encontrada nesse texto.
Para fazermos a Leitura Orante da Palavra de Deus, é preciso ir ao encontro das Sagradas Escrituras – a Bíblia: 1º como Moisés, que se aproximou da “sarça ardente”, pela qual Deus lhe falou, “sem sandálias”, isto é, humilde e aberto; 2º como Maria que acolheu a mensagem do anjo, perguntando-o “como é possível isso”, mas também dizendo “faça-se em mim segundo a tua palavra”, isto é, lúcida e disponível.
Para a Leitura Orante da Palavra de Deus, encontrada no texto inspirador, vamos usar o método da  
Lectio Divina com seus quatro passos:

1º Passo: LEITURA

O que o texto diz (também em referência ao nosso lema)? Para isso vamos ir ao encontro do texto bíblico com nossa inteligência.
Vamos ver o que o texto diz, respondendo as perguntas que seguem e outras que podem ser feitas.
- Por que Lucas fez questão de informar que Maria foi a uma cidade de Judá e que foi apressadamente? (O texto anterior nos ajuda a responder).
- O que provocou a saudação de Maria em Isabel? O que significa a reação de Isabel? Qual a importância das palavras de Isabel? Quando Isabel exclama: “feliz aquela que acreditou”, o que ela queria dizer?
- O que Maria disse é uma oração? Com que nome nós conhecemos a oração de Maria? Maria teve presente a Palavra de Deus ao fazer essa oração?
- Nós conseguimos ver os diversos aspectos presentes na oração de Maria (pelo menos uns 10 aspectos estão presentes)? Em outras palavras: o que Maria reza mesmo?

2º Passo: MEDITAÇÃO

O que o texto diz para mim/nós (também em referência ao nosso lema)? Para isso vamos ir ao encontro do texto bíblico com nossa vida.
   Vamos ver o que o texto diz para mim/nós, respondendo as perguntas que seguem e outras que podem ser feitas.
- Em que pode nos ajudar a ação de Maria em “ir apressadamente” a uma cidade de Judá, visitar Isabel, na casa de Zacarias?
- É importante saber que Maria saudou Isabel? As saudações que eu faço/nós fazemos provocam reações como provocou a reação em Isabel a saudação de Maria? Tudo o que Isabel exclama (parte por parte) é importante para mim/nós? Qual o lugar que Maria ocupa na minha/nossa vida?
- Maria nos ensina a rezar a Palavra de Deus? Como?

3º Passo: ORAÇÃO

O que o texto me/nos faz dizer a Deus (também em referência ao nosso lema)? Para isso vamos ir ao encontro do texto bíblico com nossa transparência.
Vamos ver o que o texto me/nos faz dizer a Deus, respondendo as perguntas que seguem e outras que podem ser feitas.
- Olhando a visita de Maria a Isabel, olhando a saudação de Maria a Isabel, olhando a reação de Isabel à saudação de Maria, olhando a exclamação de Isabel e olhando a oração de Maria.... o que devemos pedir perdão a Deus, porque estamos longe de fazer como elas fizeram?; ... o que devemos agradecer a Deus porque já fizemos um pouco como elas fizeram?; ... o que devemos pedir a Deus imitando o exemplo de Maria e Isabel?
- Olhando Maria, eu/nós ainda podemos rezar egoisticamente? A Palavra de Deus é a base de minha/nossa oração?
- A partir da Palavra de Deus, presente na minha/nossa vida, qual é a oração (como e o que rezar) que devo/devemos fazer na preparação e participação da nossas Romarias?

4º Passo: CONTEMPLAÇÃO/AÇÃO

A partir do texto, qual é a vontade de Deus que aparece para mim/nós (também em referência ao nosso lema)? Para isso vamos ir ao encontro do texto bíblico com nossa conversão.
Vamos ver qual a vontade de Deus que aparece no texto para mim/nós, respondendo as perguntas que seguem e outras que podem ser feitas.
- Olhando a visita de Maria, será que não somos chamados a sermos discípulos/as missionários/as de Jesus Cristo através das “visitas” (irmos ao encontro das pessoas – “pastoral da visitação”)?
- Olhando a saudação de Maria a Isabel e a reação de Isabel a essa saudação, será que não somos interpelados para revitalizar os Grupos Bíblicos para a Leitura Orante permanente da Bíblia?
- Olhando a oração de Maria, será que não somos convidados a rezarmos mais a Palavra de Deus que é “Palavra de Vida”? Será que não somos desafiados a mudar o nosso modo e nosso conteúdo de rezar? Será que não devemos corajosamente “COM MARIA APRENDER A REZAR A PALAVRA DE VIDA”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário