COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

16 de nov. de 2011

Festa de Cristo Rei encerra Ano Litúrgico

No próximo domingo, 20 de novembro, à luz do Evangelho segundo São Mateus 25,31-46, a Igreja encerra o Ano Litúrgico com a festa de Cristo, Rei do Universo e Senhor da vida. O ano litúrgico começa com o primeiro domingo do advento, quando entramos em atitude de espera alegre do Senhor que vem no Natal, e termina com a festa de Cristo Rei, no final de novembro. A realeza de Jesus não é revelada por coroa e trono de ouro, mas na cruz, cercado de pessoas que o chamavam de Cristo e de Rei em tom de zombaria (Lc 23,35-43). Para entender porque o Rei Messias, o Cristo, enviado por Deus para propagar o seu Reino neste mundo, se mostra como rei no auge da humilhação, temos que olhar para a vida de Jesus. Durante toda a sua vida Ele se apresenta como aquele que ama e serve.  Ele é aquele que andou por toda parte fazendo o bem (At 10,38). Sua autoridade como rei não está voltada para a exaltação de Si mesmo, mas para o bem daqueles que vão cruzando por seu caminho. Jesus é aquele que serve, dá a vida para o bem de seu povo!
Ele cura as pessoas, perdoa seus pecados, toca-as e olha-as com ternura e compaixão, alimenta os famintos, acolhe os que buscam para suas vidas e anuncia-lhes demoradamente a boa nova do seu Reino. E quando já se aproximava a Paixão, lava os pés dos seus seguidores numa de atitude de serviço e ensina: "Se eu que sou mestre e Senhor lavei os pés de vocês, façam o mesmo uns aos outros" (Jo 13,14). Ele mesmo o afirma a Pilatos: "O meu reino não é deste mundo" (Jo 18,36). Dito de outro modo, os valores em que se pauta a vida daquele que é seguidor de Jesus não são os valores que prevalecem nos reinos deste mundo. No Reino de Deus preciso servir e amar; partilhar, ser fraterno e generoso. Diante do Cristo Rei que vem seus seguidores serão um dia julgados. O julgamento não 1evará em conta se fizermos grandes coisas, mas sim a atitude de serviço, as obras de misericórdia, a compaixão pelos pequeninos do Reino (Mt 25,40). Assim, neste esforço de Evangelização temos que fazer o Reino de Deus presente na história à maneira de Jesus: construindo a fraternidade. Afinal, Ele veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).

Leigos - É neste contexto que a Igreja celebra também, neste domingo, o Dia do Leigo, pois todos os batizados são chamados a renovar seu compromisso batismal, ou seja, o compromisso de viver no mundo como Jesus Cristo viveu e ensinou, recriando suas atitudes e repetindo seus gestos em favor da vida, da paz e da justiça, e sobretudo, amando com um coração semelhante ao seu. Portanto, demos graças a Deus por todos os cristãos leigos e leigas que estão dando seu testemunho de fé e vida em nossas comunidades , em seu ambiente de trabalho, como presença cristã na sociedade, no mundo inteiro. Portanto, parabéns leigos e leigas! Que Jesus, Senhor da nossa vida, abençoe, ilumine, fortaleça e proteja os leigos(as) em sua missão no mundo cada dia, ajudando na construção do Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário