COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

20 de dez. de 2011

O SENTIDO DO ADVENTO

O Advento é um tempo da graça de Deus, tempo de evangelização. Estamos caminhando com alegria para a grande festa do Natal.. Neste caminho somos chamados ao crescimento na fé e na vida fraterna; chamados a acolher melhor o Filho de Deus e ter este encontro pessoal e transformador com Ele, o Salvador.


ADVENTO = tempo de gestação, de expectativa, de oração confiante, de acolhimento, de renovação na fé e na vida cristã, de conversão, rumo ao Natal e à Vida Eterna, um dia! Esperar uma pessoa querida requer cuidadosa e alegre preparação. O Advento, ao mesmo tempo em que recorda a primeira vinda do Senhor, prepara-nos para a sua segunda vinda que deve ser esperada com a paciência ativa ( abertura, escuta, oração e serviço, solidariedade) e confiante (como o semeador, o agricultor, o pescador...). O Advento não é apenas um tempo litúrgico, mas também um modo de existência cristã, um caminhar que se caracteriza pela permanente conversão e constante vigilância.
Hoje esperar o Senhor é aguçar nossa sensibilidade para captar os inúmeros sinais que revelam a transparência de Deus em nosso tempo; é intensificar nosso desejo de relações fraternas e duradouras, de justiça e paz; é afirmar profeticamente a esperança, superando todo o pessimismo e desencanto que nos abatem e apressar o advento do Reino com nosso engajamento/compromisso solidário para transformar o mundo em casa de irmãos.


 4 Semanas do Advento = Nas duas primeiras semanas do advento, vigilantes e alertas, esperamos a vinda definitiva e gloriosa do Cristo Salvador, e nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, preparamos mais especialmente o seu nascimento em Belém.
 Toda a celebração cristã é uma permanente vinda do Senhor em nossa vida pessoal, em nossa comunidade e em nossa história. É o Senhor que vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado. “Bendito o que vem em nome do Senhor !” Ele é o caminheiro fiel na grande peregrinação que fazemos rumo à casa do Pai. Ele é o enviado de Deus, o EMANUEL – DEUS CONOSCO com quem descobrimos sempre de novo quem somos, o que queremos e para onde vamos. O Senhor quer morar em nosso coração, em nossa casa-família.
 Em cada celebração, neste tempo que antecede o Natal, somos convidados a proclamar profeticamente que o Senhor está chegando como libertador e seus sinais se manifestam nas lutas concretas dos pobres e de todos os que com eles se fazem solidários. Somos chamados a crer na força escondida da Vida divina que renasce cada dia.
 A liturgia da Palavra deste tempo do advento nos convida e anima, com Maria, na alegre espera do Senhor que vem ao nosso encontro, nos chama a preparar o caminho, à vigilância, à conversão contínua. É tempo especial de escuta e atenção à Palavra de Deus, que nos fala pela vida, pela Bíblia e pela comunidade de irmãos. É tempo de gestar em nós e entre nós o Verbo de Deus. É tempo de nos engravidar do projeto de Deus a exemplo de Maria “...faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). “Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (S.Tiago 5,7).

Destacamos neste tempo: o convite e a preparação em família, a novena de Natal nos grupos de família e nas comunidades, a alegria e acolhida às pessoas, a Palavra de Deus, a coleta da Campanha para a Evangelização (3º Dom. Adv.), a celebração penitencial, a cor violácea, a coroa do advento (ramos verdes em círculo, com fita vermelha, 4 velas), os cantos próprios, a figura dos profetas, Maria, José, João Batista, e a crescente montagem do presépio, preparar e visualizar no ambiente da comunidade esta alegre espera do Senhor, uma bênção especial às mães gestantes, uma encenação bíblica, o gesto concreto com as famílias mais pobres, (a árvore de Natal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário