Mês do Sagrado Coração de Jesus
“Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fil 2,5)
O mês de junho, na Igreja Católica, é presidido pela presença amorosa do Sagrado Coração de Jesus. A Devoção é nascida na Europa, a partir de uma experiência mística da religiosa visitandina Santa Margarida Maria Alacocque e propagada pela Companhia de Jesus, tendo à frente São Cláudio de la Colombière, diretor espiritual da religiosa em questão. A devoção ao Coração de Jesus espalhou-se rapidamente pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.
O coração de Jesus é o centro de sua pessoa e seu mistério. Através desse coração, Jesus de Nazaré, Deus encarnado no meio de nós, se comunicava ardente de amor com seu divino Pai e derramava sua amorosa compaixão sobre todos aqueles e aquelas que dele se aproximavam necessitados de cura, consolo ou vida em abundancia.
O coração deste Jesus que viveu entre os homens e mulheres e os / as marcou com sua presença e seu amor é o centro da experiência amorosa relacional que mobiliza pessoas e grupos que nele crêem como seu Senhor e seu Deus.
Crer e invocar o Coração de Jesus é buscar ter e ser animado pelos mesmos sentimentos de seu coração. A figura de Jesus Cristo no Novo Testamento une constantemente o presente e o futuro. Não é uma figura dualista, que se feche na oposição entre o terreno e o celestial. Na pessoa de Jesus Cristo estão definitivamente reconciliados e em feliz síntese, Deus e o homem, a Palavra e a perfeita escuta obediente, a revelação e a fé, a história e a interpretação da fé, a terra e o céu, a carne e o espírito.
“Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!”
O Apostolado da Oração
é uma organização composta por leigos católicos, cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.
Programa para a vida espiritual:
- Oferecimento do Dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico).
- Vida Eucarística intensa com participação ativa na Liturgia.
- Devoção intensa ao Espírito Santo.
- Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
- Devoção especial a Maria Santíssima.
- Vontade de sentir com a Igreja.
- Oração perseverante.
Para a vida apostólica:
-Formação sólida das Zeladoras e Zeladores (espiritual, bíblica, litúrgica, apostólica), através de:
-Reuniões mensais, Retiros, tardes de reflexão, palestras.
-Co-responsabilidade na salvação do mundo: Cristo e você à serviço da humanidade.
-União da Oração com a ação (fecundidade apostólica).
Objetivos da Ação Pastoral:
Atuação na Base
Irradiação da vida cristã.
Promoção humana e assistência social.
Espiritualização da Comunidade
Evangelização
Pastoral Vocacional.
Colaboração nas atividades Paroquiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário