COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

30 de nov. de 2010

Advento, alegre espera do Senhor

No domingo, 28 de novembro, inicia-se um novo Ano Litúrgico com o Advento, em preparação ao Natal. A espiritualidade deste tempo é marcada pela esperança e pela purificação da vida; e o ensinamento é o alegre anúncio da vinda do Messias (advento). O Advento é um tempo da graça de Deus, tempo forte de evangelização. Estamos caminhando com alegria para a grande festa do Natal.  O Advento, ao mesmo tempo em que recorda a primeira vinda do Senhor, prepara-nos para a sua segunda vinda que deve ser esperada com uma atitude operosa de fé, de abertura, de escuta, de oração, de serviço e de solidariedade.
O Advento não é apenas um tempo litúrgico, mas também um modo de existência cristã que se caracteriza pela permanente conversão e constante vigilância no caminho do Senhor, na vida fraterna com as pessoas.
As 4 Semanas do Advento = Nas duas primeiras semanas do Advento, vigilantes e alertas, esperamos a segunda vinda definitiva e gloriosa do Cristo Salvador. Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, preparamos e celebramos mais diretamente o Natal, o nascimento de Jesus em Belém, sua primeira vinda entre nós.
 É o Senhor - Deus conosco - que vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado. “Bendito o que vem em nome do Senhor!”  O Senhor quer morar em nosso coração, em nossa casa-família. Em cada celebração, neste tempo que antecede o Natal, somos convidados a proclamar profeticamente que o Senhor está chegando como libertador e salvador para nos conduzir a uma vida mais fraterna e justa, e um dia à eternidade.
A liturgia da Palavra deste tempo do Advento nos convida e anima, com Maria, na alegre espera do Senhor que vem ao nosso encontro, nos chama a preparar o caminho, à vigilância e à conversão contínua. É tempo especial de atenta escuta da Palavra de Deus, que nos fala pela vida, pela Bíblia e pela comunidade de irmãos. A exemplo de Maria possamos dizer: “...faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1,38). “Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (S.Tiago 5,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário