COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

25 de out. de 2011

VIVER NA SANTIDADE

SOMOS todos chamados a viver na santidade

Estamos nos últimos domingos do ano litúrgico celebrando assim a vocação escatológica de toda a humanidade, chamada à vida plena e à felicidade completa junto de Deus, onde não haverá mais morte, luto, choro, dor, tristeza, mas só alegria e paz. Até este dia somos chamados a viver nossa missão batismal de filhos de Deus no caminho da santidade nesta terra, produzindo bons frutos de amor a Deus e ao próximo, de solidariedade, justiça, bondade, respeito e caridade.

Finados - No dia de Finados não festejamos a morte. Celebramos sim, nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro na morada que Jesus nos preparou junto de Deus Pai. Na morte a vida não é tirada, mas transformada. Nossa vida é eterna. Cremos na comunhão dos santos. Comunhão é aquela íntima união entre todos os membros da Igreja. Os finados, os falecidos, sempre estiveram presentes nas celebrações da Igreja e no Momento dos mortos desde os primórdios do Cristianismo. Os mártires, a perseguição, os "encontros" e orações em catacumbas, cemitérios e áreas isoladas marcaram o início da vida eclesial de muitos cristãos. Nos funerais, devido às constantes perseguições aos cristãos, etc, não havia uma celebração, mas era realizada depois. Daí vem a prática das missas de sétimo e trinta dias. A Igreja dedicou então um dia exclusivo à lembrança dos finados. Crendo no que Jesus disse: «Eu sou a Ressurreição e a Vida»(Jo 11,25), a Igreja convida-nos a comemorar os fiéis defuntos, a recordar nossos entes queridos, que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz, o repouso dos justos na plenitude da vida eterna.

A Oração - A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos defuntos, a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e os sufrágios, como testemunho de esperança confiante, apesar do sofrimento pela separação dos entes queridos. A morte não é a última palavra acerca do destino humano, porque ao homem foi reservada uma vida sem limites, que tem o seu cumprimento em Deus. Com esta fé no destino supremo do homem, dirigimo-nos a Maria, que viveu aos pés da Cruz o drama da morte de Cristo e participou, depois, na alegria da sua ressurreição. Que Ela ampare a nossa peregrinação quotidiana sobre a terra e nos ajude a cumprir nossa missão cristã e jamais perder de vista a meta definitiva da vida, que é o Paraíso. Não podemos nos esquecer de que um dia estaremos também partindo desta vida. Como diz o Evangelho, esse dia chegará. Felizes aqueles que estiverem em oração, fazendo o bem e vigilantes no Senhor da Vida. (Lc.12,37)


As Velas - A vela é símbolo da fé usado em nossas celebrações, nosso batismo, na primeira comunhão, no leito da agonia. No cemitério, a vela continua sendo um modo de mostrarmos nossa fé e esperança em Cristo Ressuscitado, Luz para os nossos passos. Que a chama da fé se mantenha acesa em nosso coração até o último instante de nossa vida terrena, confiantes no Senhor da Vida, que nos conduz à luz eterna!

"Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas,  mas terá a luz da vida!" (Jo 8,12)

As flores -  com sua beleza e cor, são também um símbolo da vida, do amor, da gratidão, da alegria em Deus. Da vida eterna que todos esperamos. A flor é a vitória da vida nova.
Somos convidados a renovar nossa fé no Cristo Ressuscitado, Luz do mundo, Senhor dos vivos e dos mortos.

MISSAS DE FINADOS EM PELOTAS:

No Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula – Fragata:
Av. Duque de Caxias, 454.
missas às 9h ; 10h30 e 15h.

No Cemitério Público Municipal São Lucas –
Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes, 3565
(Passando o Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça"- CAVG) .
Missas às  10h e 15h .

Na Igreja Nossa Senhora da Luz :
Missa às 18h30.


As demais paróquias da cidade seguem o horário normal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário