COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

20 de ago. de 2011

Festa da Assunção de Maria


A festa da Assunção de Maria, que neste domingo, 21 de agosto, celebramos em comunidade, recebeu, no início do século IV, o nome de "dormição" (passagem para outra vida) e só mais tarde foi chamada de Assunção.
Desde os primeiros séculos da Igreja, este mistério era venerado tanto no Oriente como no Ocidente. Mas só em 1950 foi proclamado por Pio XII verdade de fé. No Brasil, a piedade popular venera Maria assunta ao céu como Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Abadia, Nossa Senhora do Pilar...
Celebramos esta festa da Páscoa de Maria dando graças ao Pai que eleva a humilde mulher, Maria de Nazaré, e nela, a "primeira da fila", nos oferece o sinal da vitória definitiva de toda a humanidade, pela força da ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Conforme o Evangelho desse domingo, segundo São Lucas 1, 39-59, somos todos chamados a participar desta gloriosa vitória, vivendo o projeto de Jesus que vence, pelo poder do serviço generoso, solidário e pela entrega da vida, a força enganosa e aparente do dragão que devora e destrói todas as possibilidades de uma vida humana digna e feliz.
No terceiro domingo de agosto,  Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, celebramos também a vocação à vida religiosa consagrada. Os religiosos e religiosas são convidados a darem o testemunho da santidade de vida e de estado, pela assunção dos votos sagrados da obediência, pobreza e castidade, no anúncio do Reino de Deus entre os homens. “A Igreja conta com a variedade e o dinamismo dos carismas da Vida Consagrada na realização de sua missão evangelizadora. Os religiosos e as religiosas, a partir de seus carismas, são convidados a colaborarem com as Igrejas particulares para formar discípulos-missionários” (DGAEB n. 97).
Parabéns às religiosas e religiosos da Arquidiocese de Pelotas !


Nenhum comentário:

Postar um comentário