COM MARIA, ALEGREMO-NOS SEMPRE NO SENHOR E SEJAMOS MISSIONÁRIOS PERSEVERANTES !

21 de ago. de 2011

Vocação Leiga - a missão de anunciar Jesus Cristo


No 4º domingo, 28 de agosto, celebramos em comunidade, a alegria da vocação leiga. No Evangelho, segundo São Mateus 16,13-20, Jesus pergunta: “e vós, quem dizeis que eu sou?” E Pedro responde: “Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo!” Pois é nesta fé em Jesus Cristo, aquele que veio para servir e dar a vida por todos, que os leigos são chamados a viver sua vocação na certeza da presença e força do Senhor construindo um mundo melhor!
Leigos - são todos os cristãos, que pelo batismo têm a missão de anunciar e testemunhar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida. São pessoas não consagradas(como o padre e o religioso/a) que atuam no mundo trabalhando/servindo na construção do reino de Deus, ou seja, na busca de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus. Pois o mundo e não a Igreja é a meta dos caminhos de Deus. Os cristãos leigos, como todo batizado, vivem, no cotidiano da vida, a vocação à santidade e ao chamado à filiação divina, sem deixar os afazeres normais do dia-a-dia.

Sua missão - O leigo representa a Igreja no coração do mundo, atuando como discípulo de Jesus nos mais diversos ambientes (escola, hospitais, presídios, família, no mundo do trabalho, da política, da economia, da ciência e tecnologia, da cultura, dos Meios de Comunicação Social, etc.), com seu testemunho de vida cristã, sua palavra oportuna, sua ação concreta e verdadeira.  Por outro lado, o leigo é o homem do mundo no coração da Igreja, onde exerce também diversos ministérios/serviços na comunidade, conforme os dons e carismas que Deus lhes deu. Esses serviços são: animação da liturgia, catequese, equipe de música, obras e pastorais sociais, etc. Exercendo um ministério na comunidade ou na sociedade, os leigos estão inseridos no meio do mundo como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos.  Os cristãos leigos vivem o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares. São aqueles que fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana.
Parabéns leigos/as que assumem com alegria e coragem sua missão no mundo e na Igreja, através de múltiplos serviços em favor do bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário